Sistema Press Club
sexta-feira, 17 de maio de 2024
Consulte

WPK - Perfil de Fontes

WPK - Acesso Rápido

WPK - PROAGÊNCIA
Costa Cruzeiros recebe prêmio ABB Eficiência Energética 2009
Press Kit - Costa Cruzeiros
Página principal do Press Kit  Costa CruzeirosEnviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar
Release | Meio Ambiente

Tamanho do texto: A+ A-


Costa Cruzeiros recebe prêmio ABB Eficiência Energética 2009

Gênova – 22 de setembro de 2009 – A Costa Cruzeiros, maior grupo de viagens italiano e operadora de cruzeiros número um da Europa, recebeu hoje o prêmio ABB de Eficiência Energética 2009 em reconhecimento pelo seu empenho na melhoria da eficiência energética de seu maquinário.

A cerimônia de premiação ocorreu durante o evento “PRÊMIO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 2009 – Design e eficiência energética: novas discussões”, promovido e organizado pela Abb Sace, divisão da ABB S.p.A., e apresentado por Mario Tozzi, importante divulgador italiano da ciência. Além do projeto da Costa Cruzeiros, outras duas companhias italianas foram premiadas :– Fiat Auto e Fiorucci, líderes nas indústrias automotiva e de alimentos, respectivamente.

A Costa Cruzeiros foi premiada pela instalação de “inversores” em seus navios: estes dispositivos são projetados para ajustar de maneira contínua o fornecimento de energia elétrica ao ponto de eficiência máxima, tornando o maquinário mais ágil para atender à demanda operacional real. O uso destes dispositivos otimizou o desempenho dos ventiladores e exaustores da praça de máquinas, resultando em importante economia de energia e redução no impacto ambiental.

As primeiras instalações do dispositivo foram realizadas no Costa Fortuna e no Costa Serena, a instalação já está agendada para o Costa Magica, Costa Pacifica e o Costa Concordia. O Costa Luminosa, que chegou à frota em maio deste ano e o Costa Deliziosa, que será entregue em janeiro de 2010, já foram projetados com o inversor.

Graças aos 51 inversores instalados no Costa Fortuna (102.600 toneladas úteis e 3.470 passageiros) e no Costa Serena (114.500 toneladas úteis e capacidade para 3.780 passageiros), cerca de 8.760.000 kWh, ou cerca de 1.820 toneladas de combustível, foram economizados em 12 meses, com uma queda significativa de 5.723 t/ano nas emissões de CO2.

O compromisso da Costa Cruzeiros com a implementação de sistemas de economia de energia em toda a sua frota está alinhada à política ambiental do Grupo, que estabelece metas e obrigações muito mais rígidas do que as especificadas por normas e requisitos internacionais.

A coleta de resíduos sólidos é realizada nos 14 navios da frota da Costa. Resíduos sólidos (alimentos são tratados separadamente) e, principalmente, resíduos especiais nunca são descartados no mar. Cerca de 400 m3 de alumínio e 2.100 m3 de vidro provenientes dos navios são enviados para reciclagem todo ano. A maior parte da água utilizada a bordo é produzida no próprio navio através do processo de dessalinização, e os navios são equipados com duplos separadores de água de sentina e com o sistema “white-box”, que permite a verificação do conteúdo oleoso dos efluentes. Além disso, a Costa realiza sistematicamente a amostragem e análise das emissões dos motores, dos geradores a diesel e dos incineradores, além de monitorar os níveis de emissões eletromagnéticas.

O Costa Luminosa, que entrou em operação em maio deste ano, é o primeiro navio na Itália e um dos primeiros no mundo equipado com o sistema “cold ironing”, que permite que a embarcação receba energia elétrica diretamente da costa quando estiver atracada no cais, e seus geradores podem ser desligados durante a estadia nos portos. Assim, o impacto ambiental das paradas nos portos é também reduzido de maneira significativa. O Costa Deliziosa, cuja entrega está prevista para janeiro de 2010, também será equipado com o mesmo sistema.

A Costa Cruzeiros é a única companhia de cruzeiros que possui um sistema de gestão ambiental desenvolvido de acordo com os mais recentes padrões internacionais (UNI EN ISO 14001, de 2004) e documentado em seu Relatório de Sustentabilidade, preparado segundo as diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI) e certificado pelo RINA (Registro Naval Italiano). Além disso, em 2005 a Costa Cruzeiros tornou-se a primeira companhia no mundo a ter sua frota certificada pelo RINA com o selo “Green Star”. Este importante selo certifica que todos os navios da Costa cumprem as normas ambientais de prevenção da poluição marítima e atmosférica, e é mais rigoroso do que as disposições vigentes da MARPOL para estas matérias. Outra prova do compromisso da Companhia com a preservação ambiental é a parceira firmada em 2005 com a WWF Itália para proteção e preservação dos oceanos, este ano dedicada a um projeto para a proteção do Mar Mediterrâneo.

ABB

A ABB é líder em tecnologias energéticas e de automação que permitem que seus clientes (concessionárias de energia elétrica e indústrias) melhorem seu desempenho e reduzam o impacto ambiental. O Grupo ABB emprega mais de 110.000 pessoas em mais de 100 países.

A Costa Cruzeiros é o maior grupo turístico da Itália e a principal companhia de cruzeiros da Europa. Há mais de 60 anos seus navios navegam nos mares do mundo, oferecendo o melhor do estilo, da hospitalidade e da cozinha italianos em viagens de sonhos que unem o máximo em termos de diversão e descontração. Em 2008, a Costa Cruzeiros transportou cerca de um milhão e duzentos mil passageiros, um recorde no setor Europeu de cruzeiros. Sua frota é formada por 14 navios, todos com a bandeira italiana e cada um com características únicas e estilo inconfundível; juntos, oferecem a oportunidade de se visitar 250 destinos diferentes no Mediterrâneo, no Norte Europeu, no Mar Báltico, no Caribe, na América do Sul, nos Emirados Árabes Unidos, no Extremo Oriente e no Oceano Índico. Três novos navios entrarão em operação até 2012. A Costa Cruzeiros possui o certificado BEST4 do RINA (Registro Naval Italiano), um sistema detalhado de certificação voluntária de conformidade corporativa com os mais altos padrões de responsabilidade social (SA 8000 em 2001), meio-ambiente (UNI EN ISO 14001 em 2004), segurança (OHSAS 18001 em 2007) e qualidade (UNI EN ISO 9001 em 2008). Todos os navios da frota da Costa receberam o selo RINA “Green Star”, certificando que são operados em conformidade com os mais altos padrões de proteção ambiental. A Costa Cruzeiros é uma parceira oficial da WWF Itália para a proteção do Mar Mediterrâneo. Em 2008, a Costa Crociere S.p.A. atingiu a 72ª posição em termos de faturamento e a 12ª posição em rentabilidade no ranking da pesquisa Mediobanca com mais de 3.700 companhias italianas com faturamento de no mínimo 50 milhões de Euros no ano fiscal anterior. No estudo internacional Global Reputation Pulse 2009, a Costa Cruzeiros está em 4º lugar entre as companhias italianas e em 1º lugar entre as companhias italianas do setor de serviços; As notas do Pulse são uma medida da reputação corporativa (em termos de confiança, estima, etc.) das 600 maiores empresas localizadas em 32 países. A Costa Crociere S.p.A. pertence à Carnival Corporation & plc (NYSE/LSE: CCL; NYSE: CUK), a maior operadora de cruzeiros do mundo.

Compartilhar este conteúdo em Redes Sociais Facebook

Twitter

 

Mais informações para a imprensa:
Marily Miranda e Izabel Méo
LH Miranda
Assessoria de imprensa Costa Cruzeiros
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9997-6410
E-mail: marily@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br

 
 
Sistema Press Club® 1996-2007